Programa de Iniciação Científica do Museu Nacional (PIC-JR)


O Colégio Pedro II realiza, em parceria com o Museu Nacional, o Programa de Iniciação Científica - PIC Jr. Os alunos selecionados para atuar neste Programa frequentam os laboratórios e salas do Museu Nacional, como estagiários, se familiarizando com as características das carreiras de pesquisador (Estágio Científico) e de profissionais de nível superior (Estágio Profissional) em atividades diversas no Museu Nacional. No Colégio Pedro II, poderão estagiar no NUDOM e no Projeto “Avaliando PIC-Jr”.

O PIC Jr surgiu em 1999, numa parceria com o Museu Nacional, uma das unidades de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, movido pela intenção de propiciar novas oportunidades de ensino-aprendizagem aos alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II.


OBJETIVOS DO PROGRAMA

- Possibilitar a vivência dos estudantes em diversas práticas de pesquisa científica em diferentes campos do conhecimento;
- Despertar o interesse pela organização e preservação do acervo institucional, e pelo desenvolvimento de atividades educativas e culturais;
- Permitir a vivência teórico prática de estudantes com a vida profissional e contribuir para uma escolha mais consciente de sua futura carreira, bem como preparar para o mundo do trabalho;

- Desenvolver no Ensino Médio novas experiências no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação acadêmica dos alunos.

Setores e Seções do Museu Nacional, participantes do PIC Jr.:

ESTÁGIO PROFISSIONAL: Arquivologia; Biblioteconomia; Laboratório Central de Preparação e Recuperação (Taxidermia); Educação (Seção de Assistência ao Educando, Informática); Museologia (Projeto Memória, Fotografia, Publicações).

ESTÁGIO CIENTÍFICO: Antropologia (Arqueologia, Linguística, Etnologia/Etnografia, Antropologia Biológica; Antropologia Social); Botânica (Taxonomia de Vegetais Superiores e Inferiores, Botânica Reprodutiva, Anatomia Vegetal, Palinologia); Geologia e Paleontologia (Petrologia e Mineralogia, Geologia Sedimentar e Ambiental, Geologia Costeira e Sedimentologia e Meio Ambiente); Zoologia [Invertebrados]: Entomologia e Insetos Aquáticos; Zoologia [Vertebrados]: Ictologia, Herpetologia, Ornitologia, Mamologia.

PROCESSO SELETIVO

Critérios para inscrição e seleção:

- estar cursando a 1ª série do Ensino Médio (Estágio Inicial);
- ter sido aprovado no ano letivo anterior ao estágio pretendido;
- não estar realizando nenhum outro estágio em convênio com o Colégio Pedro II;
- ter disponibilidade de um turno por semana para o estágio;
- ser aprovado em processo seletivo realizado no Colégio Pedro II;
- ter o perfil indicado no Projeto no qual pretende atuar;
- ter concluído o estágio inicial e ser indicado pelo orientador para continuar seu trabalho no estágio avançado.


Site do PIC Jr. (acesse aqui um vídeo produzido pela TV Escola sobre o Programa) : 

Orientadores

- Funcionários de nível superior do Museu Nacional, docentes do Museu Nacional e do Colégio Pedro II.

Orientandos

Alunos dos Campi Centro, Engenho Novo II, Humaitá II, Niterói, Realengo II, São Cristóvão III e Tijuca II do Colégio Pedro II.
- 2ª série do Ensino Médio (Estágio Inicial)
- 3ª série do Ensino Médio (Estágio Avançado)

Duração do programa:  de março a novembro


Página inicial

Total de visualizações

Simulador de Notas

.