Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

20/04/2016

PROGRAMA DE MONITORIA 2016


O Colégio Pedro II publicou nesta terça-feira, 19/4, duas retificações do edital do Programa de Monitoria - 2016 para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e Integrado. Houve uma realocação de uma das três vagas de monitoria de Matemática destinadas ao Campus Realengo II para o Campus Tijuca II e mudança no item 6.2 c, sobre a documentação necessária para inscrição.

O CPII está disponibilizando R$ 105 mil para o programa. Os candidatos selecionados vão receber Bolsa de Monitoria no valor de R$ 150 mensais, no período de junho a dezembro de 2016. Neste ano serão oferecidas 100  vagas - em 2015, foram 37-, distribuídas por 11 disciplinas e  nove campi.

A monitoria consiste na realização de atividades por parte de um estudante com matrícula e frequência regulares e bom rendimento escolar, sob orientação e acompanhamento de um professor orientador e supervisão da Direção Pedagógica de cada campus do CPII.

Entre as atividades consideradas extraclasse destacam-se: auxílio aos alunos na resolução de exercícios e trabalhos e ao professor orientador na produção de informações a respeito das dificuldades mais comuns encontradas pelo grupo; e outras tarefas designadas pelo professor orientador que tenham por objetivo a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo do Programa de Monitoria é possibilitar o compartilhamento de conhecimentos através da interação entre alunos, bem como favorecer a cooperação entre professores e estudantes, visando à melhoria da qualidade do ensino; contribuir para a redução dos problemas de baixo rendimento, repetência e evasão; e  proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos que, aliados à prática pedagógica, venham a fornecer subsídios para uma futura inserção no mundo de trabalho.
Inscrições

As inscrições serão realizadas no Seção de Supervisão e Orientação Pedagógica (Sesop) de cada campus, mediante o preenchimento, pelo estudante, da Ficha de Inscrição (Anexo I), no período de 20 de abril a 16 de maio de 2016, no horário de 10 as 16 h.

A seleção e classificação será feita pela Diretoria de Ensino Fundamental - anos finais (anos finais) e Médio, em três etapas, no período de 17 a 25 de maio de 2016. O resultado final  será divulgado no dia 26 de maio de 2016 no site.

Veja abaixo o cronograma de atividades:

AtividadePeríodo / Data Quem / Onde
Inscrições com entrega de documentos20/4 a 16/5Candidato - SESOP/Campus
Envio da Ficha de Avaliação de Candidatura Envio para:monitoriadefem@cp2.g12.br20/4 a 18/5Professor orientador - Campus
Seleção17/5 a 25/5DEFEM - PROEN
Divulgação dos Resultados26/5DEFEM - www.cp2.g12.br
Preenchimento, assinatura e entrega do Termo de Compromisso e entrega da cópia do cartão bancário ou comprovante de abertura de conta. Envio para: monitoriadefem@cp2.g12.br27/5 a 3/6Candidato e professor orientador -Campus
Início das atividades de monitoria6/6Candidato e professor orientador -Campus
Término das atividades de monitoria15/12Candidato e professor orientador -

Anexos
Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.