Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

26/08/2016

ALUNO DO CAMPUS SERÁ DEPUTADO POR UMA SEMANA EM BRASÍLIA.

Aluno de Realengo II será deputado por uma semana em BrasíliaO diretor pedagógico Yan Navarro (à esquerda), junto ao diretor-geral Miguel Villardi e ao aluno Nathanael


O aluno de 17 anos do Campus Realengo II Nathanael Papi terá a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desenvolvido pela Câmara dos Deputados desde 2004. O estudante poderá entender como um projeto de lei se transforma, dentre outros processos e funcionamentos políticos.

O programa PJB seleciona anualmente jovens representantes dos estados brasileiros por meio de um concurso que elege os melhores projetos de lei feitos pelos estudantes, para passarem uma semana em Brasília defendendo-os na Câmara dos Deputados.

Nesta edição, dentre os sete jovens do estado do Rio de Janeiro que foram selecionados no concurso, o aluno da turma 1307 ficou em 1º lugar. Ao todo serão 78 estudantes que, durante uma semana, depois de empossados como deputados, terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação e defender seus projetos de lei. Além de treinarem a retórica e compreensão de opiniões divergentes, passando por situações similares àquelas vividas no cotidiano da Câmara.

Nathanael no PJB
O estudante contou que soube do PJB através das redes sociais e logo se interessou. Depois de pesquisar diversos assuntos para o seu Projeto de Lei (PL), chegou à conclusão de que seu tema estaria ligado ao ensino para pessoas portadoras de necessidades especificas, inspirado pela experiência em sala de aula com um amigo portador de deficiência visual. A partir disso, o aluno conta que começou a se aprofundar no conteúdo e, em três semanas, finalizou seu projeto.

O PL de Nathanael propõe que, em formação inicial e continuada, os docentes estudem técnicas de ensino voltadas para PNE com pedagogias específicas para cada tipo de deficiência. Para saber mais clique aqui!

Junto com os outros jovens selecionados, Nathanael partirá para Brasília no dia 25 de setembro, onde ficará uma semana. Para prepará-los para o cargo de deputados, o programa disponibilizou um Ensino à distância - EAD para os jovens. “Será uma experiência enriquecedora. A política de verdade fica um pouco distante da nossa realidade e será importante saber como as coisas realmente acontecem e discutir ideias e ideologias diferentes”, ressaltou.

Homenagem
Na manhã desta terça-feira, 23/8, o diretor-geral, Miguel Villardi e o diretor pedagógico, Yan Navarro do Campus Realengo II, parabenizaram Nathanael em sua turma. O aluno foi muito aplaudido pelos colegas e Miguel Villardi falou sobre a importância de trazer esse tema para debate.

Para mais informações sobre o programa acesse o site.

Fonte: www.cp2.g12.br
Publicado em Terça, 23 Agosto 2016 15:45
Acesso: 26 de Agosto de 2016 07:21
Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.