Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

24/05/2019

Alunos do CPII apresentam trabalhos na Jornada de Vocação Científica da Fiocruz

FOTO: Estudantes do Colégio Pedro II na XXXII Jornada de Iniciação Científica da FIOCRUZ


No dia 21 de maio de 2019, ocorreu a Jornada de Iniciação Científica, no pátio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). O evento marcou  a conclusão da Etapa Iniciação do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  na qual 51 (cinquenta e um) alunos do Colégio Pedro II apresentaram os seus trabalhos. 


PROVOC

Criado em março de 1986 no campus da Fiocruz em Manguinhos e sempre foi coordenado pela EPSJV, o Provoc tem como proposta educacional de Iniciação Científica (IC) a área da saúde para alunos do Ensino Médio, Entre os objetivos do programa estão o estimulo a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa.

O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.

Durante a Jornada, 9 (nove) estudantes do Campus Realengo II que participam do PROVOC 2018/2019 (Etapa Iniciação) apresentaram seus trabalhos no formato de painéis científicos. Além disso, o evento contou ainda com a participação de outros alunos do nosso Campus, que estão participando do processo de seleção do Provoc 2019/2020 e tiveram a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelos jovens cientistas selecionados no ano anterior. Os alunos foram acompanhados pelo orientador do Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (Soep) Felipe Crespo. 

Confira algumas fotos abaixo:
FOTO: Estudantes do Campus Realengo II - Beatriz Machado Moura e Guilherme Manhães Neves
FOTO: Lucas Ramos da Silva - aluno do Campus Realengo II


FOTO: Caio Moraes - aluno do Campus Realengo II


FOTO: Ana Beatriz Callegario (à esquerda) - aluna do Campus Realengo II


FOTO: Manuela Maria Gaspar - aluna do Campus Realengo II



Relação dos painéis apresentados pelo(a)s estudantes do Campus Realengo II:



Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.