A pedido da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II, divulgamos as vagas disponíveis para os alunos do Ensino Médio participarem do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da UFRJ (PIBIC-UFRJ).
| PROJETOS DE PESQUISA COM VAGAS DISPONÍVEIS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA | vagas sobrando | |
| PROJ05 | Coleção Científica de Mollusca o Museu Nacional como Ferramenta para o Conhecimento da Diversidade de Gastrópodes Marinhos do Brasil | 1 |
| PROJ08 | O FAGOTE NA MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO E SUA RELAÇÃO TEXTO/EXECUÇÃO:Francisco Mignone- música para fagote. Solos, Duos, Trio e Quartetos | 2 |
| PROJ11 | AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE A CÁRIE DENTÁRIA | 1 |
| PROJ23 | BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS BRASILEIRAS | 1 |
| PROJ25 | Práticas pedagógicas bilíngues em diferentes níveis de escolarização de alunos surdos | 2 |
| PROJ26 | Papel da frequência do item lexical na mudança sonora | 2 |
| PROJ27 | ESTUDO PALINOTAXONÔMICO PARA A BIODIVERSIDADE | 1 |
| PROJ28 | SuPyGirls: ensino de programação python para meninas | 1 |
| PROJ29 | Desenvolvimento de formulações farmacêuticas à base de nanoemulsões óleo/água para liberação de fármacos lipofílicos | 1 |
| PROJ33 | PROJETO FAZENDO GÊNERO - sigma nº 7229 | 2 |
| PROJ42 | O MUSEU 3D APLICADO AO ENSINO MÉDIO | 1 |
| PROJ45 | INTERNET E GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: INTERATIVIDADE E (RE)CONHECIMENTO DO ESPAÇO VIVIDO: Estudo de caso no município de Niterói, RJ | 5 |
| PROJ46 | Minimização de Efluentes e Recuperação de Solventes Orgânicos | 2 |
| PROJ50 | O saber histórico escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus agentes (1960-1990) | 1 |
| PROJ55 | Conversas entre professores: alteridades e singularidades | 2 |
| PROJ58 | Indústria e pesquisa no Estado do Rio de Janeiro | 2 |
| PROJ59 | INFLUÊNCIA DE PROCEDIMENTOS EM MANUTENÇÃO DE REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS | 2 |
| PROJ60 | Tradução de saberes de enfermagem na produção e validação de um “Guia de Cuidados Diários de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde" | 2 |
| PROJ61 | Laboratório de Hipermídia (LabHiper) | 2 |
| PROJ64 | Desenvolvimento de jogos didáticos como ferramenta para a aprendizagem de Química | 2 |
| PROJ67 | Remoto e Utilização do Sensoriamento Geoprocessamento nos Estudos Ambientais | 1 |
| PROJ69 | Estruturas de indeterminação do sujeito/agente no português brasileiro | 2 |
| PROJ70 | Avaliação Qualitativa do Som em Ambientes Virtuais | 1 |
| PROJ72 | Estudo e informatização da coleção de liquens do herbário do Departamento de Botânica da UFRJ (RFA) | 1 |
| PROJ75 | Estudos de Retenção de Carotenoides Totais e beta-Caroteno em Cultivares de Abóbora e, de Ferro e Zinco em Feijão Caupiantes e após Preparações Caseiras e a Elaboração de Farinha | 1 |
| PROJ76 | Adsorção de asfaltenos em caulinita presente no betume de areias petrolíferas | 1 |
| PROJ79 | POSTURA, MOVIMENTO E SAÚDE EM ESCOLARES | 1 |
| PROJ80 | Modelagem Fotoquímica Aplicada a Avaliação do Impacto Ambiental | 2 |
| PROJ81 | Sistema Integrado de Modelagem da Qualidade do Ar | 2 |
| PROJ84 | Desenvolvimento e Análise de Algoritmos | 1 |
| PROJ85 | Uma Introdução à Teoria dos Grafos | 1 |
| PROJ86 | Adaptação e preparação do International Performance Indicators in Primary Schools no Brasil (IPIPS) | 2 |
| PROJ88 | EDUCAÇÃO DO OLHAR - A capacidade da visão tridimensional e sua relevância para o desenvolvimento dos exercícios projetuais | 1 |
| PROJ89 | Aproveitamento de biomassas residuais do beneficiamento de frutos da biodiversidade brasileira | 1 |
| PROJ91 | LACUNAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS LETRADAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. | 1 |
| PROJ93 | Alimentação e saúde na escola: uma proposta dialogada nos Colégios de Aplicação na cidade do Rio de Janeiro | 1 |
| PROJ94 | INVESTIGACÕES FOTOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO O OLHAR | 2 |
| PROJ96 | Desenvolvimento de Nanocompósitos Poliméricos Empregando Whiskers de Celulose | 1 |
| PROJ97 | Estruturas de retomada do sujeito no português brasileiro | 1 |
| PROJ98 | NÃO-RESPOSTA AO PRAZIQUANTEL EM PACIENTES INFECTADOS POR Schistosoma mansoni-AVALIAÇÃO GENÉTICA E MORFOLÓGICA DO PARASITO E DA RESPOSTA HISTOPATOLÓGICA EM CAMUNDONGOS | 1 |
| PROJ100 | Águas no Planejamento Municipal: Educação Ambiental e Gestão de Bacias Hidrográficas no Médio Vale do Rio Paraíba do Sul e Região Serrana fluminense | 1 |
| PROJ102 | Conexão de micro-rede na rede de distribuição elétrica para injeção de energia e estudos em geração distribuída por fontes alternativas. | 2 |
| PROJ105 | Síntese de olefinas leves empregando peneiras moleculares | 2 |
| PROJ108 | Detecção de Partículas na Física de Altas Energias | 1 |
| PROJ109 | O MILHO BRASILEIRO: SABERES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | 2 |
| PROJ111 | Metabolismo de heme, equilíbrio redox e sinalização celular em insetos vetores | 1 |
| PROJ114 | Materiais e Tecnologias Não-Convencionais na Construção Ecológica e Sustentável | 1 |
| PROJ126 | Música, pesquisa ação-participativa e embates político-sociais no mundo lusófono. | 7 |
| PROJ127 | Refletindo com o Cotidiano da Escola - Descobrindo a cultura "capiana" | 1 |
| PROJ128 | Acervo Mineralógico do Departamento de Geologia - Coleção de Minerais do Laboratório Didático de Mineralogia | 1 |
| PROJ129 | Ciências, Saúde e Mídia: por uma educação emancipadora | 6 |
| PROJ136 | PROJETO SURDOS – UFRJ: A INCLUSÃO DO JOVEM SURDO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO | 1 |
| PROJ140 | Desenvolvimento de nanoemulsões contendo anfotericina B para o tratamento da leishmaniose cutânea | 1 |
| PROJ142 | Cemiterios: lugar de dor, de luto e de memórias paisagísticas | 1 |
| 88 |
Clique aqui para acessar mais detalhes sobre os projetos de pesquisa descritos acima.
Documentação exigida, a ser entregue no SESOP:
- Ficha de inscrição + Termo de compromisso e consentimento do responsável (clique aqui)
- Cópia do RG e CPF
- Boletim escolar 2015
Prazo final: A documentação deverá ser entregue no SESOP até o dia 13/05 às 14h, impreterivelmente. Os alunos deverão procurar os funcionários Renan (no turno da manhã) e Felipe (no turno da tarde).
Informações gerais:
- A carga horária do alunos selecionados pelo Programa será de aproximadamente 8 (oito) horas semanais, divididas em 2 dois dias.
- O PIBIC oferece uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).
- Caso o aluno seja selecionado para o estágio deverá ter/abrir conta-corrente em seu próprio nome, ou conta-poupança apenas na Caixa Econômica Federal.
