Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

01/12/2017

MUSEU DO INMETRO CONQUISTA ESTUDANTES DO CAMPUS REALENGO II

Museu do INMETRO conquista estudantes do Campus de Realengo II


Equipe do Inmetro: Maurício Martinelli, gestor de divulgação científica; Jones Mendes, Instrutor; e alunos do Campus Realengo II

No dia 22 de novembro estudantes do Campus Realengo II visitaram o Museu Itinerante do Inmetro (Metromóvel). A atividade que proporcionou conhecimento científico para cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental e Médio foi organizada pelo Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (Sesop), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Levar o conhecimento da ciência da metrologia à população, e, principalmente, às crianças e aos jovens, é um dos objetivos do Museu do Inmetro, que toma corpo por meio de seu ônibus itinerante de divulgação científica, elaborado e implantado com apoio do CNPq e da Fundação de Aparado  à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

FOTO: Instrutor Jones Mendes - realizando experimentos dentro do ônibus
A estratégia adotada pela equipe do Inmetro é levar o Metromóvel aos locais frequentados por jovens e crianças, realizando um trabalho de aproximação e de divulgação em diversos ambientes, tanto na escola quanto nas áreas de lazer. “Nosso objetivo é levar conhecimento e estimular esses jovens a compreenderem como a metrologia, definida como a ciência das medições e suas aplicações, faz parte da nossa vida”, ressaltou o gestor de divulgação científica do Inmetro, Maurício Martinelli, que também é ex-aluno do Colégio Pedro II.

Experimentos

No ônibus são realizados diversos experimentos ligados à metrologia, com abordagem lúdica e didática. A estrutura laboratorial montada no veículo permite que as atividades apresentadas sejam substituídas de tempos em tempos, adequando-se a temas que estejam em destaque, possibilitando uma renovação do museu.

Durante a visita, os alunos aprendem sobre a metrologia, participam de experimentos com o microscópio que permitem avaliar a dimensão e formas de células; descobrem as diferenças no consumo de energia elétrica de lâmpadas incandescente, fluorescente e Led; e entendem como funciona o processo de formação das cores secundárias. A mediação dos experimentos científicos é realizada pelo colaborador do Inmetro Jones Mendes.



Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.