Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

16/08/2017

CAMPUS REALENGO II RECEBE O ESPETÁCULO "O RAPAZ DA RABECA E A MOÇA REBECA" DO CIÊNCIA EM CENA - MUSEU DA VIDA (FIOCRUZ)

Campus Realengo II recebe o espetáculo “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” do Ciência em Cena - Museu da Vida/Fiocruz





O espetáculo teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” foi apresentado no dia 09 de agosto no Campus Realengo II, promovido pela equipe do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP) em parceria com o Ciência em Cena do Museu da Vida (FIOCRUZ). O evento atraiu cerca de 180 estudantes nos turnos da manhã e da tarde, reunindo alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a classificação indicativa do espetáculo.

Inspirado na obra do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos da história de amor desses dois.

A peça foi planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e o hábito de fazer o teste do vírus da Aids. Segundo pesquisa divulgada em 2014 pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, os casos de transmissão do vírus e o número de casos da doença continuam aumentando no Brasil.

Pablo Aguilar, assistente de direção e ator que também está contracenando, aprecia a linguagem do cordel por ser uma "linguagem popular, divertida, alegre e que, por isso, é um ótimo veículo para tratar de temas mais fortes ou que são considerados tabus". Após a apresentação, os atores aproveitaram para debater com os estudantes os temas abordados na peça, como sexo e Aids.


O aluno Fábio Gustavo Marques, do segundo ano do Ensino Médio, destacou a importância dessa discussão no âmbito escolar, pois muitos jovens não se sentem à vontade para abordar esses assuntos em casa. Além disso, ressaltou: “foi legal também a informação sobre os exames existentes nos Postos de Saúde e sobre os devidos cuidados que devemos tomar para não contrairmos o vírus.”

Apesar de toda informação disponível, a Aids é, muitas vezes, um tabu nas escolas. Além de uma equipe artística profissional, o espetáculo conta com a consultoria técnica de Nilo Martinez Fernandes, pesquisador e coordenador da Área de Aconselhamento e Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids da Fiocruz.
Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.