Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

16/08/2017

TURÍBIO SANTOS NO CAMPUS REALENGO II



TURÍBIO SANTOS NO CAMPUS REALENGO II




Na tarde memorável do dia 15 de agosto de 2017 a Escola de Música do Campus Realengo II recebeu em seu auditório o violonista Turíbio Santos, que apresentou uma palestra com ilustração musical sobre sua trajetória profissional e o violão. O evento contou com o apoio da Chamada n.5/2017 – Eventos Artísticos e Culturais do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC). Dentre vários assuntos abordados, o violonista destacou a importância de grandes mestres como Andrés Segovia para sua formação e em especial Villa-Lobos, de cuja obra Turíbio é um dos mais relevantes intérpretes. Executou no instrumento várias peças do maestro. O repertório incluiu ainda arranjos do próprio Turíbio de músicas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, de seu álbum Mistura Brasileira. Depois convidou alunos para se apresentarem. Natan Fellipe Oliveira da Silva, Ronan dos Santos Soares e Matheus Willians dos Santos Leite, do Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumento Musical, executaram obras de João Pernambuco e Leonan Araújo do Rosário Sousa a peça Romance de Amor, de Antonio Rovira. O ex-aluno Arthur Henrique Pereira de Andrade, que cursa atualmente bacharelado em violão na UNIRIO, tocou Inspiração, de Garoto. Um aluno do Campus São Cristóvão, participante do Espaço Musical, executou o Choros n. 1 de Villa-Lobos.

O auditório ficou repleto de alunos. Estavam também presentes o diretor do Campus Realengo II Miguel Villardi, professores da equipe de Educação Musical e de outros departamentos dos Campi Realengo, a coordenadora da Escola de Música, Ana Cristina Santos de Paula e a chefe do Departamento de Educação Musical, Mônica Repsold, que ofereceu ao palestrante em nome do Colégio uma placa de homenagem pela sua visita. Ex-aluno eminente, Turíbio contou diversas histórias de sua vivência no Colégio Pedro II, sempre elogiando a qualidade do ensino. Encerrou a palestra puxando a famosa “tabuada” dos alunos.

Em seguida ocorreu a cerimônia de inauguração da Sala Turíbio Santos, local onde são ministradas aulas de violão na Escola de Música, com a presença de alunos, dos professores da Escola de Música e das autoridades mencionadas anteriormente.









Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.