Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

25/06/2016

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROVOC / FIOCRUZ

Alunos do CPII apresentam trabalhos na Jornada de Vocação Científica da Fiocruz


 
Pátio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio com trabalhos científicos.

Trinta e cinco alunos do Colégio Pedro II que participam do Programa de Vocação Científica (ProVoc) da Fundação o Oswaldo Cruz (Fiocruz) deste ano apresentaram seus trabalhos na Jornada de Iniciação o Científica, que aconteceu nesta quinta-feira, 23/6,  no pátio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

Durante o evento, os alunos do Ensino Médio dos Campi Duque de Caxias, Engenho Novo II, Humaitá II, Niterói, Realengo II, Tijuca II e São Cristóvão III apresentaram seus trabalhos em painéis científicos e relataram sobre suas experiências até chegar ao resultado final.

Fernanda Brack, diretora-geral do Campus São Cristóvão III, destacou a  importância dos alunos participarem de programas como o Provoc. "Muitos alunos saem dos programas já encaminhados na carreira, além da oportunidade de manter contato com os diferentes laboratórios, experiências e pesquisadores, muitas vezes profissionais renomados dentro da área".


FOTO: da direita para a esquerda: Renan Saldanha, Claúdia Dantas, Viviane de Sá e Myriam Athayde, orientadores do Sesop, Carlos Turque, Fernanda Brack e Julia Torres, orientadora do Sesop 



O chefe da Seção de Supervisão e Orientação Pedagógica do CPII, Carlos Turque, ressaltou que  a participação dos alunos do colégio no Provoc já é uma tradição."Isso traz um enriquecimento acadêmico, uma experiência prática de laboratório. É sem dúvida um acontecimento muito importante e uma oportunidade dos estudantes fazerem orientação  profissional."

PROVOC
O programa divide-se em duas etapas: Iniciação o e Avançado. A primeira tem como objetivo familiarizar os alunos com as principais técnicas e objetos de pesquisa de ciência e tecnologia. Na etapa seguinte, os alunos assumem a execução de atividades, supervisionados por seus orientadores em um período de 12 meses.

O Provoc tem por objetivo possibilitar, ao estudante de Ensino Médio, a vivência em ambientes de pesquisa, proporcionando o conhecimento do cotidiano de trabalho dos pesquisadores e a experiência de aprender ciência fazendo ciência. O Programa busca estimular o jovem a seguir uma carreira científica, especificamente nas reas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Depoimentos

FOTO: Alunos Yuri Menezes e Larissa Nascimento.
"Esse projeto me enriqueceu muito na área escolar. Levarei essa experiência para minha vida inteira. Tive muitos esclarecimento em relação a minha carreira e agora tenho certeza do que pretendo seguir. O projeto foi super importante por causa da vivência no laboratório com as orientadoras e pesquisadoras,  que nos ajudaram na parte prática."  Larissa Nascimento (São Cristóvão III).


Foto: Patricia Cristina dos Santos
"Eu sempre gostei da área biológica, mas hoje tenho certeza de que é isso que eu quero seguir. Eu já tinha um convívio escolar e familiar, mas eu não tinha uma experiência mais séria de trabalho. Isso me trouxe mais responsabilidade, porque temos que cumprir com os horários, com a nossa ficha de presença e, se deixarmos de fazer um trabalho, nós nos prejudicamos." Patricia Cristina dos Santos (Campus Realengo II)



 Foto: Maria Clara Barba

"O programa foi muito legal pra mim. Eu não pretendo fazer a etapa avançada, mas a experiência me mostrou um ambiente novo e me ajudou a ter um melhor relacionamento com questões de pontualidade, responsabilidade, ambiente de trabalho e laboratorial, que não são muito conhecidas por alunos. O CPII me abriu portas e me permitiu chegar até aqui." Maria Clara Barba (Engenho Novo II).




Confira os trabalhos apresentados pelos alunos do Campus Realengo II



ANA ANGELICA CELSO DE LIMA B. DA SILVA
Biodiversidade, espécies exóticas e conservação 
de moluscos terrestres no Campus da FIOCRUZ em Manguinhos, RJ.


ARIANE OLIVEIRA LIMA
Técnicas gerais de laboratório
Técnicas de laboratório aplicadas no Tratamento da Malária.


EVELYN PLÍNIO RODRIGUES
O estudo da Fauna Flebotomica no Município de Sumidouro – RJ




GIULIA AZEREDO VILLAS-BÔAS
A influência de diferentes dietas na Longevidade de Flebotomíneos.

 

GLAUBER DO NASCIMENTO LIMA
Observação e análise do ciclo Biológico do Helminto (Echinostoma Paraensei
Condições experimentais no campus da FIOCRUZ, Manguinhos, RJ.



LORENNA RODRIGUES MACIEL
Diferenciação de espécies do complexo de Candidas Parapsilasis em 3 grupos.


PATRICIA CRISTINA DOS SANTOS
Esquistossomose mansônica 
(associações e diferenciações clínicas com outras doenças e patologias)

PEDRO HENRIQUE FERREIRA D. DO VALLE
Aproximações técnicas sobre a práxis da Vigilância e as Políticas Públicas de Saúde.
Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.