Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

07/09/2016

Processo seletivo 2016-2017 - Museu Nacional



PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado por meio de uma parceira entre o Colégio Pedro II e o Museu Nacional (UFRJ) e destinado aos alunos da 1ª e 2 séries do Ensino Médio.
Os estudantes que desejarem participar do processo seletivo deverão retirar formulário de inscrição no SESOP e devolvê-lo, devidamente preenchido e assinado pelos responsáveis, até o dia 28 de setembro, data de encerramento das inscrições. É possível também baixar o formulário (clique aqui).

O Programa de Iniciação Científica Junior – PIC Jr do Museu Nacional, em parceria com o Colégio Pedro II, vai iniciar o processo de seleção para 2017. Voltado aos alunos do ensino médio, o programa permite ao educando interagir com diversas práticas de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento e possibilita o despertar para uma futura carreira científica. O trabalho é voltado a organização e conservação do acervo do Museu Nacional e ao desenvolvimento de atividades educativas e culturais.

         Neste ano serão 61 vagas ofertadas por 21 pesquisadores / técnicos do ensino superior. Poderão se candidatar alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio com média bimestral geral ≥ 7,0 e que não estejam repetindo a série em 2016. Além disso, é necessária para estagiar 1 ou 2 vezes por semana (4-8 horas), de acordo, com o horário determinado pelo orientador. Os alunos selecionados não podem estar participando do programa de iniciação científica.


VAGAS DISPONÍVEIS:

DEPARTAMENTO/SEÇÃO/LABORATÓRIO
VAGAS
Dept. Vertebrados/Ictiologia (Orientador: Marcelo Ribeiro) - O presente projeto inclui uma proposta de manutenção e crescimento da coleção científica do Setor de Ictiologia do Museu Nacional
04
Depto. de Geologia e Paleontologia/Laboratório de Paleoinvertebrados-LAPIN (Orientador Sandro Marcelo Scheffler): O laboratório possui atividades de pesquisa relacionadas ao estudo dos invertebrados fósseis do Brasil, onde se inserem atividades de campo e laboratório. Também é responsável pela guarda e manutenção da mais antiga e maior coleção de paleoinvertebrados do país.
03
Depto. Entomologia, Lab. Insetos Aquáticos (Leonardo H. Gil Azevedo): As principais atividades no laboratório são leituras de textos; coleta, triagem e identificação de material;
curadoria da coleção entomológica; desenvolvimento de pesquisas em diversidade, sistemática, filogenia e biogeografia de insetos aquáticos, com ênfase em Diptera.
02
(turno da tarde)
Dept.Vertebrados/Setor de Ictiologia/Diversidade de peixes e Biologia Molecular (Prof. Paulo Andreas): (Estudo de peixes (anatomia, diversidade, filogenia e biogeografia) e organização de coleção de peixes. Processamento de material em estudos de biodiversidade molecular (DNA).
05
(preferencial à tarde)
Geologia e Paleontologia (Orientadora: Luciana Barbosa de Carvalho): 1. Contato com as principais etapas do estudo paleontológico. 2. Levantamento das defesas (“presas”) de Gomphotheriidae (mastodontes) tombados e os não tombados na coleção. 3. Levantamento da bibliografia que cita/figura as defesas da coleção. 4. Verificar possibilidade de tombamento das defesas não tombadas.
02
Botânica – Laboratório de Palinologia (Orientadora: Vania Gonçalves L. Esteves): O aluno estudará os grãos de pólen encontrados nas restingas do Estado do Rio de Janeiro. Para isso ele deverá aprender a tratar quimicamente o grão de pólen, “montar” lâminas contendo esses polens, examinar ao microscópio de luz, medir e descrever as principais estruturas.
02
Depto. De Geologia e Paleontologia (DGP)/Paleovertebrados (Orientador: Alexander Wilhelm Armin): Coleta, Preparação e estudo de vertebrados fósseis. Moldagem, replicação e montagem de exemplares para fins acadêmicos ou de exposição. Divulgação científica. Treinamento, formação e capacitação de pessoal.
02
Antropologia/Antropologia Biológica (Orientador: Andersen Liryo da Silva) : O Lab. de Antropologia Biológica desenvolve trabalhos de pesquisa com restos esqueléticos humanos, principalmente, arqueológicos, voltados para estudo das condições de saúde no passado (em específico, saúde bucal), tendo também a linha de trabalho em Antropologia Forense.
02
Botânica – Laboratório de Palinologia (Orientadora: Cláudia Barbieri Ferreira): O aluno estudará os grãos de pólen encontrados nas restingas do Estado do Rio de Janeiro. Para isso ele deverá aprender a tratar quimicamente o grão de pólen, “montar” lâminas contendo esses polens, examinar ao microscópio de luz, medir e descrever as principais estruturas.
02
Biblioteca (Orientadora: Leandra Pereira de Oliveira): Confecção de códigos de barras; Etiquetagem dos códigos nos livros; Inclusão do número de código de barras no Aleph.
04
Departamento de Botânica/ Setor Horto Botânico (Cristiana Koschnitzke): Atividades de observação de florescimento e frutificação das plantas; morfologia e biologia floral; e seus agentes polinizadores.
05
Depto. Antropologia / Setor Arqueologia / Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem (Orientadora: Rita Scheel-Ybert):Pesquisas sobre paisagem e uso de plantas por populações passadas - Antracologia (análises de carvão), Carpologia (frutos e sementes) e Microarqueobotânica (microvestígios vegetais como fitólitos e grãos de amido). Zooarqueologia. Estudos de coleções de referência de macro e de microvestígios vegetais e de animais; preparação laboratorial; análise em microscópio; triagem de material arqueológico.
02
Antropologia, Arqueologia, Reserva Técnica (Orientadora: Angela Maria Camardella Rabello): Conservação de coleções: higienização,tombamento, acondicionamento, controle de fungos,etc. Fotografia e tratamento de imagens do acervo. Informatização de dados no programa Archaios. Introdução à Arqueologia: aulas, leituras, seminários. Montagem e/ou desmontagem de vitrines das salas de Arqueologia na exposição de longa duração do museu.
01
(das 13h às 17h)
Laboratório Central de Conservação e Restauração/LCR (Orientadora: Márcia Valéria de Souza): Introdução do aluno no mundo do trabalho; comportamento profissional, trabalho individual em grupo; Conceitos Educação Patrimonial, patrimônio, preservação, conservação preventiva, conservação e restauração; práticas em conservação, oficinas, montagem de exposição, relatório final.
08
Departamento de Antropologia, Arqueologia, Reserva Técnica de Arqueologia (Orientador: Leonardo Waisman de Azevedo): Curadoria de coleções arqueológicas e Análise de material lítico e cerâmico.
01
Seção de Assistência ao Ensino - SAE (Orientadora: Sheila N. V. Boas): Visitas mediadas pelas coleções científicas do museu e pelo Parque da Quinta da Boa Vista; Abordar a história da família real/imperial e o desenvolvimento da cidade, do bairro imperial, do acervo científico, dos registros sobre a fauna e a flora desde os primeiros pesquisadores.
06
Departamento de Invertebrados / Setor de Malacologia (Orientador: Alexandre Dias Pimenta): Gerenciamento de coleção científica de moluscos: estudos sobre diversidade de moluscos marinhos no Brasil;  estudos sobre morfologia comparada de moluscos marinhos; coletas de moluscos marinho no Rio de Janeiro; elaboração de ilustrações sobre morfologia de moluscos e de mapas de distribuição geográfica.
02
Seção de Assistência ao Ensino - SAE (Orientadora: Andréa Fernandes Costa): Atividades educativas desenvolvidas junto aos diferentes públicos do Museu Nacional, com destaque para visitas mediadas realizadas junto ao público escolar que visita o museu durante a semana e “visitas conversadas” com adultos e crianças (famílias) que visitam a instituição nos fins de semana. Visando aprimorar o trabalho realizado pela Seção, são realizadas pesquisas, principalmente estudos de público, que tem como objetivos conhecer melhor o perfil dos visitantes e investigar suas opiniões e percepções acerca do trabalho realizado pelo setor educativo.
04
Seção de Assistência ao Ensino (Orientadora: Patrícia Braga do Desterro): Atendimento ao ensino no âmbito das Ciências Naturais e Antropológicas, mediante assistência a um professor
de ensino médio e elementar, a universitários, estudantes de qualquer nível, a escolas e ao público geral, mediante o uso de todas as suas exposições e instalações, bem como a de realizar pesquisas sobre técnicas de utilização didática das exposições para diferentes níveis de ensino.
02

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE
DATA
LOCAL

PERÍODO DE INSCRIÇÕES (retirada e posterior entrega de formulário devidamente preenchido)
Até
28 de setembro
SESOP
VISITA TÉCNICA AO MUSEU NACIONAL
10 de outubro de 2016
(horário a ser definido pelo Museu)
MUSEU NACIONAL
(Quinta da Boa Vista)

APLICAÇÃO DA REDAÇÃO

14 de outubro de 2016
(das 12h às 13h)

AUDITÓRIO DO BLOCO C
RELAÇÃO FINAL DE ALUNOS SELECIONADOS
30 de outubro de 2016
SITE DO COLÉGIO:
BLOG DO SESOP
           

Assista a vídeo sobre o Programa de Iniciação Científica no Museu Nacional:



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