PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado por meio de uma parceira entre o Colégio Pedro II e o Museu Nacional (UFRJ) e destinado aos alunos da 1ª e 2 séries do Ensino Médio.
Os estudantes que desejarem participar do processo seletivo deverão retirar formulário de inscrição no SESOP e devolvê-lo, devidamente preenchido e assinado pelos responsáveis, até o dia 28 de setembro, data de encerramento das inscrições. É possível também baixar o formulário (clique aqui).
O
Programa de Iniciação Científica Junior – PIC Jr do Museu Nacional, em parceria
com o Colégio Pedro II, vai iniciar o processo de seleção para 2017. Voltado
aos alunos do ensino médio, o programa permite ao educando interagir com
diversas práticas de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento e possibilita
o despertar para uma futura carreira científica. O trabalho é voltado a organização
e conservação do acervo do Museu Nacional e ao desenvolvimento de atividades
educativas e culturais.
Neste ano serão 61 vagas ofertadas por
21 pesquisadores / técnicos do ensino superior. Poderão se candidatar alunos
do 1º e 2º anos do Ensino Médio com média bimestral geral ≥ 7,0 e que não
estejam repetindo a série em 2016. Além disso, é necessária para estagiar 1
ou 2 vezes por semana (4-8 horas), de acordo, com o horário determinado pelo
orientador. Os alunos selecionados não podem estar participando do programa de
iniciação científica.
DEPARTAMENTO/SEÇÃO/LABORATÓRIO
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VAGAS
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Dept. Vertebrados/Ictiologia (Orientador:
Marcelo Ribeiro) - O presente projeto inclui uma proposta de
manutenção e crescimento da coleção científica do Setor de Ictiologia do
Museu Nacional
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04
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Depto. de Geologia e Paleontologia/Laboratório de
Paleoinvertebrados-LAPIN (Orientador Sandro Marcelo
Scheffler): O laboratório possui atividades de pesquisa relacionadas ao
estudo dos invertebrados fósseis do Brasil, onde se inserem atividades de
campo e laboratório. Também é responsável pela guarda e manutenção da mais
antiga e maior coleção de paleoinvertebrados do país.
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03
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Depto. Entomologia, Lab. Insetos Aquáticos (Leonardo H. Gil Azevedo): As principais atividades no laboratório
são leituras de textos; coleta, triagem e identificação de material;
curadoria da coleção entomológica; desenvolvimento de pesquisas em
diversidade, sistemática, filogenia e biogeografia de insetos aquáticos, com
ênfase em Diptera.
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02
(turno da tarde)
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Dept.Vertebrados/Setor de Ictiologia/Diversidade de peixes e Biologia
Molecular (Prof. Paulo Andreas): (Estudo de peixes
(anatomia, diversidade, filogenia e biogeografia) e organização de coleção de
peixes. Processamento de material em estudos de biodiversidade molecular
(DNA).
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05
(preferencial à tarde)
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Geologia e Paleontologia (Orientadora:
Luciana Barbosa de Carvalho): 1. Contato com as principais etapas do estudo
paleontológico. 2. Levantamento das defesas (“presas”) de Gomphotheriidae
(mastodontes) tombados e os não tombados na coleção. 3. Levantamento da
bibliografia que cita/figura as defesas da coleção. 4. Verificar
possibilidade de tombamento das defesas não tombadas.
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02
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Botânica – Laboratório de Palinologia (Orientadora: Vania Gonçalves L. Esteves): O aluno
estudará os grãos de pólen encontrados nas restingas do Estado do Rio de
Janeiro. Para isso ele deverá aprender a tratar quimicamente o grão de pólen,
“montar” lâminas contendo esses polens, examinar ao microscópio de luz, medir
e descrever as principais estruturas.
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02
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Depto. De Geologia e Paleontologia
(DGP)/Paleovertebrados
(Orientador: Alexander Wilhelm Armin): Coleta, Preparação e estudo de
vertebrados fósseis. Moldagem, replicação e montagem de exemplares para fins
acadêmicos ou de exposição. Divulgação científica. Treinamento, formação e
capacitação de pessoal.
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02
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Antropologia/Antropologia Biológica (Orientador: Andersen Liryo da Silva) :
O Lab. de Antropologia Biológica desenvolve trabalhos de pesquisa com restos
esqueléticos humanos, principalmente, arqueológicos, voltados para estudo das
condições de saúde no passado (em específico, saúde bucal), tendo também a
linha de trabalho em Antropologia Forense.
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02
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Botânica – Laboratório de Palinologia (Orientadora:
Cláudia Barbieri Ferreira): O
aluno estudará os grãos de pólen encontrados nas restingas do Estado do Rio
de Janeiro. Para isso ele deverá aprender a tratar quimicamente o grão de
pólen, “montar” lâminas contendo esses polens, examinar ao microscópio de
luz, medir e descrever as principais estruturas.
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02
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Biblioteca (Orientadora: Leandra Pereira de
Oliveira): Confecção de códigos de barras; Etiquetagem dos códigos nos
livros; Inclusão do número de código de barras no Aleph.
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04
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Departamento de Botânica/ Setor Horto Botânico (Cristiana Koschnitzke): Atividades
de observação de florescimento e frutificação das plantas; morfologia e
biologia floral; e seus agentes polinizadores.
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05
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Depto. Antropologia / Setor Arqueologia
/ Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem (Orientadora: Rita Scheel-Ybert):Pesquisas
sobre paisagem e uso de plantas por populações passadas - Antracologia
(análises de carvão), Carpologia (frutos e sementes) e Microarqueobotânica
(microvestígios vegetais como fitólitos e grãos de amido). Zooarqueologia.
Estudos de coleções de referência de macro e de microvestígios vegetais e de
animais; preparação laboratorial; análise em microscópio; triagem de material
arqueológico.
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02
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Antropologia, Arqueologia, Reserva
Técnica (Orientadora:
Angela Maria Camardella Rabello): Conservação de coleções:
higienização,tombamento, acondicionamento, controle de fungos,etc. Fotografia
e tratamento de imagens do acervo. Informatização de dados no programa
Archaios. Introdução à Arqueologia: aulas, leituras, seminários. Montagem
e/ou desmontagem de vitrines das salas de Arqueologia na exposição de longa
duração do museu.
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01
(das 13h às 17h) |
Laboratório
Central de Conservação e Restauração/LCR (Orientadora: Márcia Valéria de Souza):
Introdução do aluno no mundo do trabalho; comportamento profissional,
trabalho individual em grupo; Conceitos Educação Patrimonial, patrimônio,
preservação, conservação preventiva, conservação e restauração; práticas em
conservação, oficinas, montagem de exposição, relatório final.
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08
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Departamento de
Antropologia, Arqueologia, Reserva Técnica de Arqueologia (Orientador: Leonardo Waisman de
Azevedo): Curadoria de coleções arqueológicas e Análise de material lítico e
cerâmico.
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01
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Seção de Assistência ao Ensino - SAE
(Orientadora: Sheila N. V. Boas): Visitas mediadas pelas coleções científicas do museu e pelo Parque
da Quinta da Boa Vista; Abordar a história da família real/imperial e o
desenvolvimento da cidade, do bairro imperial, do acervo científico, dos
registros sobre a fauna e a flora desde os primeiros pesquisadores.
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06
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Departamento de
Invertebrados / Setor de Malacologia (Orientador: Alexandre Dias Pimenta): Gerenciamento de coleção
científica de moluscos: estudos sobre diversidade de moluscos marinhos no
Brasil; estudos sobre morfologia
comparada de moluscos marinhos; coletas de moluscos marinho no Rio de
Janeiro; elaboração de ilustrações sobre morfologia de moluscos e de mapas de
distribuição geográfica.
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02
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Seção de Assistência ao Ensino - SAE
(Orientadora: Andréa Fernandes Costa): Atividades educativas desenvolvidas junto aos diferentes públicos do
Museu Nacional, com destaque para visitas mediadas realizadas junto ao
público escolar que visita o museu durante a semana e “visitas conversadas”
com adultos e crianças (famílias) que visitam a instituição nos fins de
semana. Visando aprimorar o trabalho realizado pela Seção, são realizadas
pesquisas, principalmente estudos de público, que tem como objetivos conhecer
melhor o perfil dos visitantes e investigar suas opiniões e percepções acerca
do trabalho realizado pelo setor educativo.
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04
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Seção de Assistência ao Ensino (Orientadora: Patrícia Braga do
Desterro): Atendimento ao ensino no âmbito das Ciências Naturais e
Antropológicas, mediante assistência a um professor
de ensino médio e elementar, a
universitários, estudantes de qualquer nível, a escolas e ao público geral,
mediante o uso de todas as suas exposições e instalações, bem como a de
realizar pesquisas sobre técnicas de utilização didática das exposições para
diferentes níveis de ensino.
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02
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CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
ATIVIDADE
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DATA
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LOCAL
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PERÍODO DE INSCRIÇÕES (retirada e posterior entrega de formulário devidamente preenchido) |
Até
28 de setembro
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SESOP
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VISITA
TÉCNICA AO MUSEU NACIONAL
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10 de outubro de 2016
(horário a ser
definido pelo Museu)
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MUSEU NACIONAL
(Quinta da Boa Vista)
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APLICAÇÃO DA REDAÇÃO |
14 de outubro de
2016
(das 12h às 13h)
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AUDITÓRIO DO BLOCO C
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RELAÇÃO
FINAL DE ALUNOS SELECIONADOS
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30 de outubro de
2016
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SITE
DO COLÉGIO:
BLOG
DO SESOP
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Assista a vídeo sobre o Programa de Iniciação Científica no Museu Nacional: