Setor de Orientação Educacional e Pedagógica

07/09/2016

Processo Seletivo 2016/2017 - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas



PROVOC – CBPF
Processo Seletivo – Programa de Vocação Científica 2016 – 2017
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas 



Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Vocação Científica do CBPF. Trata-se de Programa destinado aos alunos do 1ª série do Ensino Médio com média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Física e Matemática em cada uma das certificações.

Os estudantes enquadrados nos pré-requisitos informados acima que  desejarem participar do processo seletivo deverão retirar formulário de inscrição no SESOP e devolvê-lo, devidamente preenchido, com uma foto 3x4 colada no local indicado, até o dia 20 de setembro, data de encerramento das inscrições. 


Sobre a Vocação Científica:


O Programa de Vocação Científica do CBPF (PROVOC-CBPF) oferece aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas (e algumas particulares) do Estado do Rio a oportunidade de conhecerem e se envolverem com o trabalho de cientistas. Essa convivência pode motivá-los a aprofundar seus estudos em Ciência e Tecnologia. Cada candidato selecionado participa de um projeto, na área de pesquisa de seu interesse, orientado por um pesquisador, tecnólogo e/ou colaborador do CBPF. O projeto pode variar desde estudos aprofundados de temas específicos trazidos pelo aluno, até temas mais gerais, ligados à Física Moderna e suas aplicações, como reatores nucleares, o sistema solar, a teoria da relatividade, a estrutura elementar da matéria, materiais magnéticos, supercondutores e suas aplicações etc. O programa divide-se em dois períodos: básico e avançado. No básico, o aluno do 1º/2ºano do ensino médio tem oportunidade de conhecer e vivenciar o cotidiano de trabalho de um pesquisador. Já no avançado, o aluno que demonstrou uma forte identificação com a pesquisa científica no ano anterior, pode desenvolver um trabalho mais consistente. O PROVOC do CBPF conta ainda com um Laboratório Didático, onde vários experimentos fundamentais da Física podem ser realizados pelos estudantes. Os alunos também participam do Seminário Anual de Vocação Científica, quando os resultados de seus estudos são apresentados.

No XVIII Seminário de Vocação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas –PROVOC / CBPF, realizado no em novembro de 2015, dois dos três melhores trabalhos foram apresentados por alunos do Colégio Pedro II, além de três menções honrosas.
Sobre o CBPF:

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) é uma das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, o CBPF desenvolve atividades em ciência básica, pesquisa tecnológica, formação de recursos humanos e divulgação de ciência para o grande público. A produção científica do CBPF é uma das maiores do país: com cerca de 70 pesquisadores, a instituição produz anualmente 300 artigos científicos, em média, publicados em revistas especializadas indexadas de alto impacto. Em 2013, o CBPF foi apontado pela Scimago (organização internacional que qualifica a pesquisa científica em várias instituições do mundo) como a instituição brasileira número 1 em qualidade de pesquisa e inserção internacional. A Pós-Graduação Acadêmica do CBPF, com mais de 50 anos de existência, é avaliada com a nota máxima da Coordernação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) - 7,0. Mais de uma centena de estudantes de mestrado e doutorado se distribuem entre as diversas áreas experimentais e teóricas do CBPF, e outras centenas de ex-alunos egressos do CBPF estão presentes em várias instituições de ensino e pesquisa em quase todos os estados da União. O CBPF é sede do Labnano (Laboratório de Nanociência e Nanotecnologia), e conta com um dos mais bem equipados parques experimentais do país, com vários laboratórios multiusuários, e abertos à comunidade. O CBPF conta ainda com um Programa de Mestrado Profissional voltado à formação de recursos humanos altamente capacitados para atuar na indústria e em qualquer segmento que necessite de soluções tecnológicas. Este programa já resultou em vários pedidos de Propriedade Intelectual feitos por estudantes e pesquisadores do CBPF. A instituição tem ainda uma forte inserção social através de vários programas que atendem a professores e alunos de escolas públicas, em sua maioria. Anualmente, são mais de 1000 estudantes e professores que visitam o CBPF para assistir palestras, realizar experimentos de física moderna, e conhecer o dia-a-dia de laboratórios e Grupos de Pesquisa. O Programa de Vocação Científica do CBPF é voltado para o público infanto-juvenil e mantém dezenas de estudantes do Ensino Médio desenvolvendo projetos individuais de pesquisa, sob a orientação de pesquisadores e tecnologistas do CBPF. 

Cronograma preliminar do processo seletivo:

ATIVIDADE
DATA
LOCAL

PERÍODO DE INSCRIÇÕES (retirada e posterior entrega de formulário devidamente preenchido)

 PRORROGADAS 
ATÉ 22/09
SESOP


APLICAÇÃO DA REDAÇÃO

   23 de setembro de 2016
        (das 12h às 13h)
AUDITÓRIO DO BLOCO C
ENTREVISTA
 A SER DEFINIDA PELO CBPF

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSCAS (CBPF)
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, sala 217 B - Urca



Informações importantes:
Só poderão participar do processo seletivo os alunos do 1º ano do Ensino Médio com média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Física e Matemática em cada uma das certificações;
Antes da redação, os candidatos devem navegar pelo portal  www.cbpf.br para visualizar as diversas áreas da Física e disciplinas afins – basta clicar  no link “Pesquisa”, na página inicial;
 Caso o número de interessados por campus seja superior a 10 alunos, o critério de seleção será: 1º maior média em Física; 2º -  maior média em Matemática e 3º – maior média geral (média de todas as disciplinas);
Serão pré-selecionados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) 06 alunos/Campi para concorrer as vagas de estágio do PROVOC-CBPF e realizar a entrevista com os pesquisadores do CBPF.
Compartilhar:

Total de visualizações

Simulador de Notas

.